domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cebolinha - Mauricio de Sousa


Publicada em 30 de novembro de 1985 (sábado) essa foi a primeira de três tiras em que Mauricio de Sousa se despedia da seção de tiras da Folha de S. Paulo. Mauricio já havia perdido espaço um pouco antes, até 1984 a Folha publicava além de Cebolinha, o pioneiro Bidu e Pelezinho também.

No dia 2 de dezembro de 1985 (segunda-feira) foi publicada a última tira, com vários personagens da turminha cantando em despedida. No mesmo dia, além de Cebolinha, saiu também a tira "Li e Lu" do autor de Hagar, Dik Browne. Alguns dias antes (21 de novembro) quem disse adeus foi "O Pato" de Ciça, depois de 18 anos.

As três vagas foram ocupadas por Níquel Náusea (Fernando Gonsales), Camarillo Brillo (Milton Trajano) e Alfredinho Canibal (Ignatz e Flávio del Carlo), vencedores na categoria tiras do Primeiro Concurso de Desenho da Folha. Alfredinho Canibal teve vida curta, saiu da página de tirinhas já em fevereiro, o mesmo acontecendo com Camarillo Brillo que também não chegou a completar um ano de publicação. Níquel Náusea se tornou um sucesso, sendo publicado até hoje.



Um comentário: